A Vídeo Ciência Produções Ltda. (VideoCiência) é uma produtora  independente com 3 décadas de experiência na produção de vídeos e programas de TV, principalmente nas áreas de ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente, educação e cultura, além de institucionais e campanhas publicitárias para televisão.

Criada e dirigida pelo jornalista Sergio Moraes Castanheira Brandão, a equipe da produtora começou a se formar a partir de 1984 na produção do programa Globo Ciência,  primeiro programa semanal de divulgação científica da TV brasileira, transmitido pela Rede Globo de Televisão e no ar initerruptamente até hoje. 

Sob a direção de Sergio Brandão, o Globo Ciência ganhou vários prêmios importantes no Brasil e no exterior, como o Prêmio José Reis de Divulgação Científica (1985) do CNPq e o 1o. lugar no Concurso Latino-Americano de Jornalismo Científico promovido pela OEA (Organização dos Estados Americanos), em 1989. 

Em 20 de maio de 1987, a equipe VideoCiência ganhou personalidade jurídica própria, com o objetivo inicial de continuar a produzir o programa Globo Ciência como produtora independente.

A partir de 1992, a VideoCiência passou a produzir outros programas de TV, como o Eco Realidade para a TV Educativa (atual TV Brasil) e vídeos institucionais, para o Ministério da Ciência e Tecnologia e para a Academia Brasileira de Ciências.

Em 1999, a VideoCiência construiu e inaugurou sua atual sede própria no Polo Rio de Cine Vídeo, na Barra da Tijuca, no Rio: um prédio de 4 pavimentos com toda a infraestrutura técnica necessária à produção de vídeos e transmissão ao vivo de programas de TV, com dois estúdios (de 100m2 e 60 m2) com excelente isolamento acústico, iluminação fria e quente, ar condicionado silencioso e gerador próprio  de 115 KVA (fundamental em transmissões ao vivo).

A sede da VideoCiência dispõe de uma excelente  infraestrutura de apoio à produção, com salas espaçosas de produção e reunião, ilhas de edição, cozinha, refeitório, lavanderia, dormitório, camarins, oficina cenotécnica e garagem.

A VideoCiência dispõe de equipamentos digitais de última geração para produção de vídeos e programas de TV, sendo, provavelmente, a única produtora independente do Rio de Janeiro com estúdios que podem ser ligados por fibra ótica diretamente às emissoras, de grande utilidade e segurança em transmissões ao vivo.

Todas essas facilidades técnicas e de localização tem permitido a transmissão, ao vivo de programas de TV diretamente dos nossos estúdios, como o programa "Ao Ponto" do Canal Futura e o "Happy Hour", do GNT / Globosat.




Vídeo Ciência Produções Ltda.– Rua Carlos Machado, 152 – Pólo Rio de Cine e Vídeo – Barra da Tijuca - Rio de Janeiro – RJ – 22.775-042
Tels: (21) 2102-1200 – Fax: (21) 2102-1201 – www.videociencia.com.br – vc@videociencia.com.br – Site: INFRONT